domingo, 2 de junho de 2013

Perguntas e respostas mais freqüentes.

O que é Cárie ? É uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias, que se aproveitam de restos de alimentos, principalmente de açúcar, produzindo um ácido que desmineraliza o esmalte, formando uma cavidade no dente. 

Como se dá o primeiro contágio da cárie em crianças? 
Provando a "papinha", usando a mesma colher que vai à boca da criança, ou dando beijo na boca, os adultos podem contagiar a criança com as bactérias causadoras de cáries. 

Como remover a placa bacteriana ? 
Com uma boa escovação, sem esquecer o fio dental.

Qual é a melhor escova de dentes ? 
Deve ser de cerdas macias ou extra-macias, ter a "cabeça" pequena ( com trinta a trinta e cinco tufos) e cabo reto.

Qual a quantidade de pasta de dente recomendada ? 
A quantidade deve ser equivalente ao tamanho de um feijão ou de uma ervilha (de 0,3 a 0,5 gr.).

Nunca devo comer doces ? 
Deve-se evitar comer doces. Se desejar comê-los, faça-o após as refeições, pois, neste momento, há um aumento do fluxo salivar, ao contrário do que acontece entre as refeições, quando há diminuição da quantidade de saliva. A saliva contém substâncias que protegem os dentes. 


Grávida pode tratar os dentes normalmente ? 
Não só pode como deve! Deve evitar tirar radiografias, mas se for necessário, será preciso usar um avental de chumbo, que impede os raios "X" de afetarem o bebê.

Por que minhas gengivas sangram quando escovo os dentes ou uso fio dental ? 
Gengivas só sangram quando apresentam gengivite, ou seja, inflamação. Inflamam quando não removemos os restos de alimentos dos dentes, com uma boa escovação e fio dental. Assim, á má escovação deixa placas bacterianas que além de cáries, causam também gengivite, tornando a gengiva sensível e sujeita ao sangramento.


Posso perder dentes sem nenhuma cárie ? 
Sim, pois a má higiene bucal, falta de uso de fio dental e escovação deficiente, causa gengivite e, se não forem tomadas as devidas providências, esta se transforma em periodontite, que por sua vez, pode causar "amolecimento" e queda dos dentes.

Com que idade devo levar meu filho ao dentista ? 
Antes mesmo de nascerem seus primeiros dentinhos, pois o dentista poderá orientar os pais sobre como limpar as gengivinhas, para que o bebê não estranhe a escovação, quando irromperem os primeiros dentes. Os pais tomam conhecimento da dieta ideal para evitar cáries , como a cárie de mamadeira, por exemplo, e ainda são instruídos sobre a melhor maneira de higienizar a boca de seus filhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário